Taj Mahal

Save-25-Percentl 728x90

O poeta Rabindranath Tagore descreveu-o como "uma lágrima na face da eternidade"; Rudyard Kipling como "a encarnação de todas as coisas puras"; Enquanto seu criador, o Imperador Shah Jahan, disse que fazia "o sol e a lua derramarem lágrimas de seus olhos". Todos os anos, turistas que contam mais do que o dobro da população de Agra passam por suas portas para pegar um vislumbre uma vez na vida do que é amplamente considerado o edifício mais bonito do mundo. Poucos ficam decepcionados.

O Taj foi construído por Shah Jahan como um memorial para sua terceira esposa, Mumtaz Mahal, que morreu dando à luz a sua 14ª criança em 1631. A morte de Mumtaz deixou o imperador tão desgostoso que seus cabelos ficaram brancos praticamente do dia para a noite. A construção do Taj começou no ano seguinte; Embora o edifício principal foi pensado para ser construído em oito anos, o complexo inteiro não foi terminado até 1653. Pouco tempo depois que foi terminado Shah Jahan foi derrubado por seu Aurangzeb do filho e aprisionado no forte de Agra, onde para o fim de seus dias. Ele só podia olhar para a sua criação através de uma janela. Após sua morte em 1666, Shah Jahan foi enterrado  ao lado de seu amado Mumtaz.

No total, cerca de 20.000 pessoas da Índia e Ásia Central trabalharam no edifício. Os especialistas foram trazidos de tão longe como a Europa para produzir as telas de mármore requintado e pietra dura (trabalho de embutimento de mármore) feito com milhares de pedras semipreciosas.

O Taj foi designado Patrimônio da Humanidade em 1983 e parece quase tão imaculado hoje como quando foi construído pela primeira vez - embora tenha sofrido um enorme projeto de restauração no início do século XX.

• Entrada e Informação

Nota: o Taj está fechado todas as sextas - feiras para qualquer pessoa devido as orações na mesquita.

O Taj pode ser acessado através dos portões oeste , sul e leste. Grupos de turismo tendem a entrar através dos portões leste e oeste. Viajantes independentes tendem a usar o portão sul, que é o mais próximo de Taj Ganj, a área principal para acomodação de orçamento, e geralmente tem filas mais curtas do que o portão oeste. O portão leste tem as filas mais curtas de todas, mas isso é porque o balcão é inconvenientemente localizado a 1 km de distância a pé em Shilpgram, um terrível centro turístico do governo. Há filas separadas para homens e mulheres em todos os três portões. Depois de obter o seu bilhete, você pode pular à frente das linhas de índios à espera de entrar - uma vantagem de sua taxa de entrada cara.

Câmeras e vídeos são permitidos, mas você não pode tirar fotografias dentro do mausoléu em si, e as áreas em que você pode tirar vídeos são bastante limitados. Tripés são proibidos.

Lembre-se de levar sua garrafa de água e sapatos confortáveis  (incluído no preço do bilhete Taj). Se você mantiver seu bilhete, você receberá pequenos descontos de entrada ao visitar o Forte de Agra, o Fatehpur Sikri, o Túmulo de Akbar ou o Itimad-ud-Daulah no mesmo dia. Você também pode pegar um guia de áudio (₹ 120). Bolsas grandes  não são permitidos ; Free bag armazenamento está disponível no portão oeste. Qualquer alimento ou cigarros será confiscado quando você passar pela segurança.

Do portão sul, a entrada para o interior é através de um muito impressionante 30m gateway de arenito vermelho no lado sul do pátio, que está inscrito com versos do Alcorão.

• Dentro do Campo

Uma vez dentro, os jardins ornamentais são estabelecidos ao longo clássico Mughal charbagh linhas (jardim persa formais) - um quadrado dividido por cursos de água, com uma base de mármore ornamental em seu centro. Quando as fontes não estão fluindo, o Taj é belamente refletida na água.

O Taj Mahal próprio está em uma plataforma levantada do mármore na extremidade do norte dos jardins decorativos, com sua parte traseira ao rio de Yamuna. Sua posição no alto significa que o contexto é somente céu - um masterstroke do projeto. Puramente decorativas brancas 40m de alta minaretes graça cada canto da plataforma. Depois de mais de três séculos eles não são muito perpendiculares, mas eles podem ter sido projetados para inclinar-se ligeiramente para fora, de modo que, em caso de terremoto, caíssem do precioso Taj. A mesquita de arenito vermelho a oeste é um importante local de encontro para os muçulmanos de Agra. O edifício idêntico ao leste, o jawab , foi construído para a simetria.

A estrutura central Taj é feita de mármore branco semitranslucent, esculpido com flores e embutidos com milhares de pedras semipreciosas em belos padrões. Um exercício perfeito em simetria, as quatro faces idênticas do Taj característica impressionante vaulted arcos embelezados com pietra dura scrollwork e cotações do Alcorão em um estilo de caligrafia usando jaspe embutidos. A estrutura inteira é coberta fora por quatro abóbadas pequenas que cercam a abóbada central bulbosa famosa.

Diretamente abaixo da cúpula principal é o Cenotaph de Mumtaz Mahal , um falso falso elaborado cercado por uma tela de mármore perfurada requintado incrustada com dezenas de diferentes tipos de pedras semipreciosas. Ao lado dela, compensando a simetria do Taj, está o cenotafio de Shah Jahan , que foi enterrado aqui com pouca cerimônia por seu filho usurpador Aurangzeb em 1666. A luz é admitida na câmara central por telas de mármore finamente cortadas. As verdadeiras tumbas de Mumtaz Mahal e Shah Jahan estão em um quarto trancado no porão abaixo da câmara principal e não podem ser vistas.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora