Lençóis Maranhenses -  O que ver e fazer

02/06/2018

Ah! As lagoas dos Lençóis Maranhenses são mesmo um sonho! E não estamos exagerando. Cada porção de água entre aquelas dunas merece ser vista e, o que é melhor, experimentada! Conheça o máximo possível de lagoas e não deixe de fazer nenhum passeio. As lagoas são sempre especiais e, diferente do que podemos imaginar antes de ir, não são iguais umas às outras. Prepare a câmera para registrar o máximo possível das mágicas porções de água entre as dunas. Faltará cartão de memória para tanta cena espetacular. Para deixar a experiência ainda melhor, experimente levar uma boia para relaxar na água. Você não irá se arrepender! A água das lagoas tem a temperatura perfeita da felicidade. Não desperdice um salto sequer nesse paraíso.

Para conhecer as lagoas dos Lençóis Maranhenses você contará com vários passeios oferecidos nas cidades base (Barreirinhas, Santo Amaro e Atins). Eles acontecem quase sempre em veículos 4x4, mas há também passeios de quadriciclo, avião e lancha.

Os passeios para visitar as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses acontecem quase sempre em grupo, ou seja, dificilmente você terá uma lagoa "particular". São muitas agências que realizam a mesma rota. Sendo assim, em casos como o Circuito Lagoa Bonita e Circuito Lagoa Azul, você poderá encontrar bem mais gente do que gostaria.

Para quem deseja uma experiência mais tranquila, o melhor é investir em um passeio privativo para ir a lagoas fora da rota das agências. Basta pedir ao guia para conhecer outro destino, que não as lagoas populares. Depois é só escolher uma lagoa para chamar de sua, afinal, pouquíssimas delas têm nome. Se o pique permitir, vale até investir em um passeio noturno. É uma oportunidade maravilhosa de ver as estrelas refletidas nas águas da lagoa.

Todas as lagoas são lindas, mas o passeio da Lagoa das Emendadas é imperdível

Ok! Todos os passeios pelas lagoas dos Lençóis Maranhenses são maravilhosos, mas precisamos ser honestos e dizer que, entre as lagoas que visitamos nas três bases, a Lagoa das Emendadas foi a mais impressionante. Ouvir que as lagoas de Santo Amaro são as mais bonitas é comum nos Lençóis Maranhenses. E nós precisamos concordar que por lá a natureza foi ainda mais generosa. O passeio até a Lagoa das Emendadas começa de carro 4x4, mas o trecho final é feito a pé em meio às dunas. São quatro horas entre caminhadas, mergulhos e contato total com a natureza, sem carro e quase sem ninguém. As formações das dunas são impressionantes e é difícil discordar de que por lá estão as mais lindas lagoas do circuito das três bases.

Se quiser realmente conhecer as lagoas mais bonitas, invista na travessia a pé

Santo Amaro tem fama de ter as mais belas lagoas do circuito Barreirinhas - Atins - Santo Amaro, porém quem conhece o Parque Nacional a fundo diz que as mais belas lagoas estão nos povoados isolados de Queimada dos Britos e Barra Grande. E a única maneira de chegar aos dois é a pé. Para visitar as famosas lagoas da chamada "zona primitiva", serão necessários de três a cinco dias de caminhada. E não há quem diga que não vale!

Visite os Pequenos Lençóis

Os Pequenos Lençóis, que formam um conjunto de dunas fora do Parque Nacional, também oferecem lindos cenários e lagoas de água doce para deliciosos banhos. Localizados à margem do Rio Preguiças, agradam também pela paisagem diversificada. Durante o passeio, será possível ver mangues, praias e vegetação fechada em meio à areia. Para tornar os Pequenos Lençóis ainda mais interessantes, experimente um passeio de lancha, com paradas nos povoados de Mandacaru e Vassouras e também na Praia de Caburé. Vale ainda um tour de quadriciclo entre as dunas e a praia, com saída de Barreirinha e chegada no mar.

Faça um sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Difícil não se emocionar ao sobrevoar os Lençóis Maranhenses. Do alto, é possível ter a dimensão da grandiosidade e beleza desse cenário único no mundo. O sobrevoo é especialmente interessante para os apaixonados por fotografia, mas o passeio é recomendado a todos. Para que a experiência seja ainda melhor, o ideal é voar no início ou final do dia, quando as sombras marcam as curvas das dunas.

Vá à praia e tente algumas aulas de kitesurfe

Sabemos que as grandes estrelas dos Lençóis Maranhenses são as lagoas, mas por lá também é possível ir à praia. A verdade é que não há limites para a beleza dessa região e, caso você se canse dos banhos de água doce em meio às dunas, poderá investir em banhos de mar. A pedida é especialmente interessante para quem está hospedado em Atins, já que por lá nem é preciso fazer passeio para curtir o mar. Basta sair da pousada, caminhar poucos metros e mergulhar em algumas ondas próximas à foz do Rio Preguiças. Uma delícia! No pôr do sol, o lugar impressiona ainda mais. Quem tiver mais tempo em Atins poderá ir até o Canto de Atins, região mais isolada e repleta de dunas. A Praia de Atins é conhecida por ser um dos novos pontos de encontro dos atletas de kitesurfe no Brasil. Ótima pedida para investir em algumas aulas, especialmente de setembro a dezembro, quando acontece a alta temporada do esporte.

Outra praia que agrada bastante é a Praia do Caburé, localizada a uma hora de lancha de Barreirinhas e bem pertinho de Atins. A paisagem é linda e a faixa de areia divide o mar e o Rio Preguiças. Na região, ainda dá para saborear deliciosos pratos à base de camarão e peixe e esticar o descanso nos redários dos restaurantes.

Um pouco mais isolada, a Praia da Travosa ainda está sendo descoberta pelos turistas. O passeio até lá sai de Santo Amaro e demanda um dia todo. É recomendado para quem tem mais de cinco dias na cidade e já se cansou das lagoas (achamos isso quase impossível de acontecer, mas vai que acontece).

Faça ao menos um passeio pelos rios da região

O cenário de dunas toma conta de quase toda a paisagem dos Lençóis Maranhenses, mas vez ou outra a paisagem dá lugar a belos rios. Eles são ótimas pedidas para passeios e muitos deles levam a lagoas, dunas e praias. O principal rio da região é o Rio Preguiças, que passa por Barreirinhas, Vassouras, Mandacaru, Caburé e Atins. É uma linda rota a ser percorrida, sempre em companhia do espetacular mangue vermelho.

Outro rio que atrai muitos turistas é o Rio Formiga, que passa pelo povoado da Cardosa. Naquelas águas tranquilas, acontece o passeio de boiacross, onde os turistas descem o curso do rio sentados em uma boia e sendo levados apenas pela correnteza. Uma delícia e um bom descanso entre os passeios.

Fique hospedado em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro

As três bases principais para quem viaja aos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. E elas são bem diferentes uma da outra, assim como as opções de passeio. O ideal para quem deseja conhecer o máximo possível é ficar hospedado nas três bases. Barreirinhas tem a maior infraestrutura turística e os passeios mais famosos, Atins é um povoado descolado localizado entre o mar e as dunas e que atrai muitos praticantes de kitesurf, enquanto Santo Amaro é famosa por ter as lagoas mais bonitas do circuito.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora